Quadrado básico

Se conseguirem fazer um quadrado que seja a partir destas fotos e explicações, acreditem que conseguem fazer tudo! :D Vamos lá então a isto. Utilizei lã acrílica e agulha de croché nº4. Aconselho que quem está a aprender, deva começar pela lã e nunca directamente pela linha de algodão. Isto porque ainda terão de descobrir como é a vossa malha: mais larga ou mais apertada. Este factor servirá para vosso treino e para poderem melhor avaliar como sairão os vossos trabalhos de agulha. Devem colocar a lã por cima do indicador esquerdo, a ponta virada para vós. Na imagem abaixo, a ponta é o fio que se encontra por cima da agulha. Imaginando que o vosso indicador esquerdo está na mesma posição que mostra a agulha, devem colocar a agulha na posição mostrada, rodá-la à volta de si mesma por forma a enrolar a lã. A volta deve ser completa. Pelo traço negro que desenhei, podem ver que a lã enrolou numa volta completa em torno do fio que é a ponta do novelo (A). O fio enrolado deve ficar à frente do indicador, enquanto o fio que vem do novelo deve ficar por detrás do indicador. Passar a agulha por detrás do fio que vem do novelo, como mostra a imagem abaixo (não esqueçam de imaginar o vosso indicador ali). Uma vez que agarraram a laçada (fio que se encontra agora na agulha) devem puxá-lo de forma a fazê-lo entrar na argola mais à direita. Ficam assim com o nó inicial do trabalho. Podem puxar a agulha para cima, segurando bem a ponta da lã, para que este nó se feche mais, evitando que se desmanche mais tarde (nada de exageros ao puxar...). A base de qualquer trabalho, são as malhas de cadeia. Consistem em puxar laçada após laçada para dentro da argola (malha) mais à direita. Se repararem no sentido da seta da imagem abaixo, reparam que é puxada uma laçada que se faz entrar na malha. Neste ponto começam a verificar qual o vosso tipo de malha: apertado ou largo. Tudo depende da forma como puxarem as laçadas: se as puxarem rápidamente, ficarão mais apertadas, se puxadas lentamente, mais larguitas. Conselho de borla: se mais tarde tencionam criar malhas sobre estas cadeias, não convém que sejam muito apertadinhas, senão terão dificuldade em fazer a agulha passar por dentro delas.

Ao fim de algumas laçadas puxadas, ficam com uma corrente como a da foto abaixo.

O tamanho da corrente depende do trabalho a desenvolver. Neste caso, como exemplifico um quadrado básico, todo feito do centro para fora, fazemos um círculo a partir do qual construímos o resto. Para isso devem fazer passar a agulha pela 1ª cadeia que fizeram, dar uma laçada e puxá-la através das duas malhas que se encontram na agulha. Et voilà! Um círculo! Agora vamos fazer pauzinhos à volta deste círculo. Sim... pauzinhos. Não tenho culpa.

Praticamente todas as carreiras (voltas no trabalho) começam com cadeias, dependendo o seu tamanho do ponto que se vai trabalhar.

No exemplo da foto abaixo, fiz 3 pontos de cadeia.

Estes 3 pontos de cadeia já contam como 1 pauzinho.

Para fazer o 2º pauzinho, devem *(não liguem agora a esta estrelinha!) dar uma laçada na agulha, depois fazer passar a agulha pelo interior do círculo (da frente para trás), puxar uma laçada fazendo-a passar através do círculo.

Ficam assim com 3 malhas na agulha. Puxem uma laçada e façam-na passar pelo interior da 1ª malha à esquerda. Vão continuar com 3 malhas na agulha, não fizeram nada mal, é mesmo assim :D Puxem nova laçada e façam-na passar através da duas últimas malhas da agulha. Agora sim: ficaram com duas malhas na agulha. Puxem nova laçada e passem-na pelo interior das 2 malhas restantes, ficando novamente com apenas 1 malha na agulha. Já têm dois pauzinhos. Fácil, não?

Sempre que fazemos conjuntos de pauzinhos, chamamos "fechados". No caso do quadrado básico que explico aqui, fiz fechados com 3 pauzinhos, por isso, regressem a *(ok, voltem à estrelinha e repitam os passos a partir desse ponto!) e façam o 3º pauzinho.

A separar os "fechados", temos os "abertos". :D Não, não estou a gozar... Só conheço as coisas por estes nomes.

Os "abertos" consistem em fazer uma corrente em ponto de cadeia, no caso da foto abaixo fiz 4 cadeias após o que se constrói mais um "fechado" dentro da argola, mais cadeias, mais "fechado"...

...até termos 4 fechados.

Nesta altura já se parece mais com um quadrado, não?

Ainda temos de o fechar. Façam 2 cadeias, uma laçada...

... enfiem a agulha na 3ª cadeia do 1º pauzinho. Puxem laçada, façam-na passar por essa 3ª cadeia, ficando com 3 malhas na agulha, como se fossem fazer um pauzinho. Puxem nova laçada e façam-na passar pelas duas últimas malhas na agulha, ficando com duas malhas. Nova laçada e façam-na passar pelas duas malhas restantes, sobrando apenas uma na agulha.
Quadradinho feito. YUPIII!
Mas... quadradinhos destes medem no máximo uns 3 cms... Não servem para grande coisa, não é?
Vamos fazer mais umas voltas!
Ora bem... 3 cadeias, 2 pauzinhos, 2 cadeias ((B)os abertos entre 2 fechados, no caso da lã, não necessitam de muito espaço, pois fica feio), mais 3 pauzinhos e uma novidade: temos de "dobrar a esquina"! Façam 4 cadeias e... ... 3 pauzinhos no mesmo buraquinho. No caso das esquinas, não convém que façam poucas cadeias (C), senão o quadrado começa a encaracolar. Depois de fazerem a volta completa, chegam à esquina onde começaram. Fazem duas cadeias, laçada... ...enfiam na 3ª cadeia do 1º pauzinho e puxam laçada.
Laçada e puxam através das 2 últimas malhas. Laçada e puxam através das duas malhas que restam. E voltam a ter apenas uma malha na agulha. E agora é continuar a fazer sempre o mesmo, aberto, fechado, aberto, fechado, aberto, ..., até o quadrado ter as dimensões que pretendem. Espero que consigam fazer quadrados assim :D
Brevemente introduzo os esquemas, que tanto blá blá blá, estala-me o verniz das unhas :D
Beijos

Comentários

Mensagens populares