Esquema de flor simples

Agora que já sabem o básico para fazer quadrados e também fazer croché em tiras, vou desafiar-vos com este esquema simples de uma flor.

Não tem nada de complicado, no entanto vou-vos dando as orientações gerais para que não hajam enganos. Futuramente irei diminuindo as orientações, até que saibam interpretar os esquemas, juntamente com as "receitas".

Esquema Flor3

Pessoalmente, gosto de iniciar um trabalho com uma carrª toda em fechados ou toda em abertos, para poder fazer uma "moldura", caso o trabalho se destine a uma almofada ou quadro, ou apenas porque me apeteça :D Mas por uma questão prática, vou seguir o esquema exactamente como aqui se apresenta.

Para sabermos ao certo de quantas cadeias vamos precisar de fazer na corrente, teremos de contar quantos abertos se encontram no esquema. Gosto de fazer os abertos com 2 malhas, pelo que em cada aberto contarei 2 cadeias, mais uma por cada pauzinho. Eu contei 55, e vocês? Não se fiem sempre por mim, também me engano. Reverifiquei, por isso, montem 55 cadeias na cor da vossa preferência.

No esquema aparecem uns quadrados com um X. A cada X corresponde um "fechado", que será feito com 2 pauzinhos dentro de um "aberto", e também pelo pauzinho antes e o pauzinho depois. Compliquei? Não...

Continuando a seguir o esquema:

A seguir à cadeia 55, façam mais 5 cadeias (3 são 1 pauzinho, as outras 2 são as cadeias do topo do "aberto"). Dão laçada e enfiam a agulha na 8ª cadeia a contar da agulha (isto faz com que deixem livres as 2 cadeias do topo do aberto, as 3 do pauzinho do inicio da carrª, as 2 cadeias da parte inferior do aberto, dá 7 no total, logo enfiam a agulha no 8º buraquinho).

Isto constrói o 1º "aberto da carrª.

Por cada aberto no esquema, vão fazendo 2 cadeias, laçada, saltam 2 cadeias e fazem 1pauzinho. Repetem até fazerem os 6 abertos do início do esquema.

Em seguida fazem 3 pauzinhos (2 são o "recheio" do "fechado", o outro é a "parede" do mesmo (não se riam, mas é assim que "leio" os esquemas de croché e tricot).

Agora têm de fazer mais 11 abertos (adiante abrev. por ab). Voltam a carrª e aqui têm de ter em conta que terão de fazer o esquema invertido, ou seja, para a 1ª carrª trabalharam o que estava no esquema, da direita para a esquerda, e para a 2ª carrª vão trabalhar o esquema da esquerda para a direita e assim sucessivamente.

Sendo assim terão de fazer 10 ab, 1 fechado (daqui em diante f) seguido de 7 ab.

A partir daqui é só seguirem o esquema. Não se esqueçam de que este tipo de esquema é trabalhado em vai-vem: 1ª carrª da esquerda para a direita, a 2ª da direita para a esquerda, 3ª da esquerda para direita, e assim sucessivamente.

Espero que gostem do resultado final. Podem aplicar numa almofada, por exemplo. Não referi ainda, mas qualquer dos quadrados e outros esquemas que aqui tenho posto, poem ser feitos tanto com lã, como com linha de algodão. É claro que para um e para outro, há que escolher a agulha certa, pois a linha de algodão é mais fina que a lã, e se usarem uma agulha muito grande, os pontos ficarão larguíssimos e o trabalho fica assim para o feiote...

Beijos

Comentários

Mensagens populares