Malha feita em carreiras...
Comecem por fazer uma corrente com 20 malhas de cadeia.
No final destas 20 malhas, fazer mais 3 (será o nosso 1º pauzinho), dar laçada e enfiar a agulha na 19ª malha da corrente (não tem nada que enganar: o pauzinho que já existe tem 3 malhas, este pauzinho está na 20ª correntinha, logo é só enfiarem na 5ª cadeia a contar da agulha).
Uma vez a agulha enfiada por essa malha, puxem uma laçada.
Ficaram com 3 malhas na agulha. Dão nova laçada e fazem-na passar pela 1ª malha da agulha. Ficam novamente com 3 malhas.
Dão nova laçada e puxam-na entre as duas primeiras malhas na agulha.
Agora que têm apenas duas malhas na agulha, puxam nova laçada, que fazem passar pelas duas malhas restantes.
Já têm 2 pauzinhos! Agora dão mais uma laçada e já sabem o que têm de fazer....
É sempre em frente, sempre igual. No final da carreira (daqui em diante designada por Carrª) deverão ter 20 pauzinhos (começaram com 20 cadeias, certo?)
Viram o vosso trabalho ao contrário, ou seja, o último pauzinho a ter sido feito, deve ficar perto da mão que segura a agulha. Fazem 3 correntes, que são, como já sabem, correspondentes ao 1º pauzinho de uma carreira.
Vão fazendo pauzinhos até terem 8 seguidos.
Fazem 2 pontos (pt) cadeia, dão laçada e saltam 2 malhas da carrª anterior, tecendo o pauzinho.
Acabaram de fazer um "aberto".
Continuem a fazer pauzinhos até ao final da carrª. Já sabem: cada uma das carrª tem 20 malhas, das quais já usaram 8 nos pauzinhos e mais 3 no aberto (2 que saltaram e uma do pauzinho), o que significa que até ao final da carrª têm de fazer mais 9 pauzinhos.
Voltam o trabalho ao contrário, iniciam a nova carrª e fazem desta vez 7 pauzinhos e 2 malhas de cadeia.
Dão uma laçada e saltam 2 malhas da carrª anterior, fazendo o pauzinho. Fazem mais 2 malhas de cadeia e ...
...fazem um novo "aberto" por cima do "aberto" da carrª anterior. E repetem para um 3º "aberto".
Depois dos 3 "abertos" feitos, continuam o resto dos pauzinhos (neste caso faltam apenas 4 malhas).
Nova carrª! Desta vez queremos uma carrª idêntica àquela onde temos apenas 1 "aberto". Vão fazendo pauzinhos até chegarem ao 1º "aberto". Fazem 2 pauzinhos dentro do "aberto" e mais 1 no pauzinho da carrª anterior.
Agora para fazer o "aberto" já sabem: 2 cadeias, laçada e espetar a agulha no pauzinho da carrª abaixo (é uma cruz!! :D ).
Esta sou eu! :D Isto porque a foto deste passo desapareceu do pc, ou na hipotese mais realista, dei-lhe sumiço... Mas entenderam a ideia, certo? Depois do "aberto" da confusão anterior, preencham com o resto dos pauzinhos.Nova carrª, que será toda de pauzinhos! (20, não se esqueçam!).
Esta amostra já está! Pode acontecer que esta vossa amostra esteja mais larga no topo do que na base, que é a corrente por onde começaram. Isto acontece se fecharam demais os pontos de cadeia, pois os pauzinhos ficam mais soltos. À medida que forem experimentando, vão começando a fazer a corrente muito mais soltinha, para que no final tenham nas duas extremidades, a mesma largura (a menos que comecem com 2o pauzinhos e terminem com 10 ou com 30...)
Espero que gostem. Caso queiram que a amostra seja mais do que uma simples amostra, podem continuá-la, fazendo as cruzes desencontradas, assim ao acaso. Vão ver que no final até são capazes de fazer um cachecol engraçado.
Beijos
esta muito original gostei.
ResponderEliminar