CAL Setembro 2009
Para este mês escolhi uma bolsinha de mão. Tem a vantagem de poder ser feita do tamanho que bem entenderem, bastando para isso aumentar ou diminuir o número de malhas em relação ao que aqui apresento.
Material:
- Agulha de croché nº 6
- 200 gr de lã sintética de 4 fios (grossa)
Execução:
- Comecei por montar um cordão com 60 malhas de cadeia e uni a última com a primeira para formar um círculo. A primeira volta sobre o cordão foi realizada em ponto baixo (60 p.b. no cordão). Em chegando ao final, une-se ao primeiro ponto baixo.
- Nas voltas seguintes, trabalha-se sempre em ponto baixo, sempre andando à volta.
- Nesses pontos baixos, deve enfiar-se a agulha apenas na parte de trás do ponto da volta anterior. Na imagem abaixo mostro como normalmente fazemos, enfiando a agulha através dos dois fios visíveis. Na foto logo a seguir, mostro como devem enfiar a agulha apenas na parte de trás.
- Isto ajuda a que a malha vá adquirindo o seguinte aspecto:
- Na 3ª volta, comece por um meio ponto alto (1 laçada e mata as malhas por duas vezes), 1 ponto cadeia, salta uma malha da volta anterior e faz mais um meio ponto alto. Repetir este padrão até ao final da volta.
- Repetir o esquema anterior por mais duas carreiras, alternando o local dos meio ponto baixos e cadeia. Para isso deve começar a volta por 2 meio ponto altos.
- Quando a bolsa tiver o tamanho pretendido, cortar a lã e rematar.
- Na volta de início (cordão do início do trabalho), prender a lã e fazer 60 p.b. e repetir na volta seguinte.
- Na volta a seguir, fazer 10 p.b., 10 cadeia, saltar 10 malhas da volta anterior, 10 p.b. (preparação da alça da bolsa). Continuar a volta com mais 10 p.b., 10 cadeia, saltar 10 malhas da volta anterior, e 10 p.b.
- Na volta a seguir, fazer 10 p.b., 10 p.b. na corrente, 20 p.b., 10 p.b. na corrente e 10 p.b. Cortar e rematar.
- Falta apenas coser a parte de baixo da bolsa e rematar e cortar todas as pontas que estejam suspensas no trabalho.
Espero que gostem!
P.S.: Estou a preparar uma variante com fundo circular. Não desesperem: demora pouco!
Comentários
Enviar um comentário
Tem uma sugestão, dúvida ou apenas vontade de escrever? Força!